CanecaDeCafe

Tuesday, April 08, 2008

IOO

I. da Orientação a Objetos
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=735677

acho que esse termo "Igreja" tá espantando a audiência interessada ... ou desinteressada ... ainda não foram definidas as entidades sobre os "Ser"es nem as "Pessoa"s, e "igreja", fica como pessoa Jurídica? Isso é um sistema administrativo que qualquer empresa da esquina faz?! Então, ele é bem mais complexo que isso ... Pessoa pode ser considerada um monte de células, as células om monte de coisas, formadas por um monte de elementos, e cada elemtno formado por alguns elementos que ninguéms abe dizer direito o que é... e vão explodir duas partículas para tentar simular o que aconteceu no início dos tempos ... mas, que tempos?!!

algo sobre o tempo ... qual tempo?

Ouvindo uma musiquinha enquanto estudo soluções para sistemas lineares e penso na vida:

"É sempre mais fácil empurrar com a barriga e deixar o abacaxi para os netos. Mas enquanto o mundo continua parolando, o termometro e a água vão subindo.".
Trecho da música Mentira, de Manu Chao

Tuesday, April 01, 2008

Cuidado com os maus exemplos ...

Catso,

na última aula sobre bancos de dados orientados a objetos, apareceu o maldito exemplo de Empregado que herda de PEssoa e Funcionario herda de Pessoa ... e essas coisas mais ...

até quando haverá essa crença de que uma instância de Pessoa sempre será relacionada apenas a Empregado, ou apenas a Aluno ... e essas coisas mais ...

A minha crítica neste ponto se refere ao fato de, conforme uma pessoa nasce (é instanciada) no mundo, ela apenas desempenha novos papéis, não excluindo suas capacidades anteriores.

O que deve ser feito é associar estes papéis às pessoas. Eu apenas critiquei que o exemplo estava errado, mas o professor disase que naquele caso não interessava a modelagem. Então, as pessoas ainda acreditarão que aquilo continuasendo errado, pois há alguns alunos universitários que apenas usam o que vêm, e não o que aprendem ... putz, tô perdendo o foco da minha discussão.

Enfim, uma Pessoa nasceu. Após 3 anos, ela adquiriu o Papel de Aluno em uma InstituicaoDeEnsino, incluindo um GrauDeEscolaridade em seu histórico. Com o passar do tempo, esta pessoa adquiriu novos conhecimento, novos graus de escoplaridades, em novas instituições, até que resolveu desempenhar o papel de professor na mesma InstituicaoDeEnsino que realizou sua graduação na área de Ciências da Computação. Mas, ao mesmo tempo, esta pessoa resolveu estudar Filosofia,0 na mesma instituição.

Seguindo o modelo de que Pessoa deve se estender por Aluno, Professor e tal... quantas instâncias desta pessoa haveriam no mundo? Uma para cada papel? Então não seria a mesma pessoa. Seriam instâncias distintas.

Pense nisso, sempre atento aos exemplos mau explorados.