CanecaDeCafe

Tuesday, April 01, 2008

Cuidado com os maus exemplos ...

Catso,

na última aula sobre bancos de dados orientados a objetos, apareceu o maldito exemplo de Empregado que herda de PEssoa e Funcionario herda de Pessoa ... e essas coisas mais ...

até quando haverá essa crença de que uma instância de Pessoa sempre será relacionada apenas a Empregado, ou apenas a Aluno ... e essas coisas mais ...

A minha crítica neste ponto se refere ao fato de, conforme uma pessoa nasce (é instanciada) no mundo, ela apenas desempenha novos papéis, não excluindo suas capacidades anteriores.

O que deve ser feito é associar estes papéis às pessoas. Eu apenas critiquei que o exemplo estava errado, mas o professor disase que naquele caso não interessava a modelagem. Então, as pessoas ainda acreditarão que aquilo continuasendo errado, pois há alguns alunos universitários que apenas usam o que vêm, e não o que aprendem ... putz, tô perdendo o foco da minha discussão.

Enfim, uma Pessoa nasceu. Após 3 anos, ela adquiriu o Papel de Aluno em uma InstituicaoDeEnsino, incluindo um GrauDeEscolaridade em seu histórico. Com o passar do tempo, esta pessoa adquiriu novos conhecimento, novos graus de escoplaridades, em novas instituições, até que resolveu desempenhar o papel de professor na mesma InstituicaoDeEnsino que realizou sua graduação na área de Ciências da Computação. Mas, ao mesmo tempo, esta pessoa resolveu estudar Filosofia,0 na mesma instituição.

Seguindo o modelo de que Pessoa deve se estender por Aluno, Professor e tal... quantas instâncias desta pessoa haveriam no mundo? Uma para cada papel? Então não seria a mesma pessoa. Seriam instâncias distintas.

Pense nisso, sempre atento aos exemplos mau explorados.

2 Comments:

At Tuesday, 08 April, 2008, Blogger A.P. said...

Por um furo em meu currícuo, estou fazendo uma disciplina primária sobre Orientação a Objetos ...

E o que eles ensinam para "nossas crianças"? Professor e Aluno estendem Pessoa!!

E não adianta questionar o modelo, pois a resposta será a mesma: "Não estamos aqui para avaliar o modelo, mas sim o conhecimento sobre herança." Certo, daí a pessoa se forma, vai para a empresa fazer um monte de besteira. E, enquanto não há uma avaliação de código consistente, esses programadores copiarão e colarão códigos de uma classe para outra, reduzirão a produtividade a 20% da capacidade de produção por replicarem código igual em toda a aplicação, não questionarão avanços, mas sim picuinhas: "Mas, por que Cliente não estende Pessoa Não é mais fácil"?!

Um dia muda ... se não mudarem, haverão os que aprenderam de um modo diferente ... O paradoxo: E estes que aprenderam "certo" não quiserem enxergar outros caminhos?! Será que eu sou um destes? Estou ficando confuso ...

nada sabemos ... ou pouco.

 
At Thursday, 17 April, 2008, Blogger A.P. said...

o meu português errado ...

"mal exemplo"

 

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